O Coordenador de Curso tem papel fundamental junto ao PI na coleta e no provimento de dados aos sistemas do MEC e INEP. Por ser profundo conhecedor do seu curso, o Coordenador torna-se a pessoa mais adequada e capacitada a cumprir as exigências daqueles órgãos.

Das responsabilidades perante ao e-MEC (autorização, reconhecimento e renovação de curso):

- Responder a eventuais Diligências;
- Incluir Relatório de Auto-avaliação (no caso de cursos com conceito - insatisfatório no Enade);
- Dispensar avaliação externa do Inep (no caso de cursos com conceito 3 ou 4 no Enade);
- Tomar ciência antecipada dos indicadores do Enade;
- Responder ao Formulário Eletrônico do Inep;
- Tomar ciência do Relatório de Avaliação Externa;
- Impugnar Relatório de Avaliação Externa;
- Interpor recursos;
- Recuperar Ato Autorizativo do curso expedido pela SESU.

Das responsabilidades perante ao ENADE:

- Baixar listagem de alunos regulares (ingressantes e concluintes) através do sistema da UFRJ (SIGA);
- Inscrever os alunos irregulares e regulares no sistema ENADE de acordo com calendário previamente divulgado pelo Inep;
- Lançar as dispensas dos alunos no site do ENADE de acordo com o cronograma previamente divulgado pelo Inep;
- Responder o questionário do Coordenador no site do ENADE de acordo com o cronograma previamente divulgado pelo Inep.

Baixe o Manual do Coordenador aqui

IMPORTANTE: Cabe ressaltar que a mensagem de dispensa no Histórico Oficial dos alunos é de responsabilidade da Secretaria Acadêmica ou, se for o caso, do Setor de Diploma da Unidade.

UFRJ PI - Pesquisador Institucional (PR1)