O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações do Enade. Os  resultados  obtidos  permitem  coletar  subsídios  para a elaboração do  perfil socioeconômico  dos estudantes e,  ainda, para a  construção  de  políticas de  educação superior relacionadas aos processos formativos em nível de graduação.
Por  força  da  obrigatoriedade do  preenchimento  do Questionário  do  Estudante, estabelecida  pela  Portaria  Normativa  nº40,  de  2007,  republicada  em  2010,  o  concluinte selecionado para participar do Enade 2016 conhecerá a informação sobre seu local de prova somente após terminar de responder todo o questionário; neste momento, poderá ser feita a  impressão  do  Cartão  de  Informação  do  Estudante.
O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade. O Questionário do Estudante estará acessível durante o período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016 e poderá ser respondido pelos concluintes dos cursos avaliados em 2016 exclusivamente por meio da página http://portal.inep.gov.br.
Em função da relevância dos dados obtidos no Questionário do Estudante, é importante que as IES desenvolvam ações de esclarecimento  e  orientação  aos concluintes, para que, com antecedência, acessem o questionário e se manifestem sobre sua experiência de formação acadêmica no curso e na instituição que frequentaram.

UFRJ PI - Pesquisador Institucional (PR1)